Sindicato do Futuro: Advocacia, Sustentabilidade e Ética
O evento ocorreu no dia 30/10/2019, aberto pelo presidente da OAB Minas, Raimundo Cândido Júnior.
O presidente da comissão Sílvio de Magalhães Carvalho Júnior disse que o objetivo do evento era discutir os rumos que os sindicatos devem trilhar e, além disso, promover um diálogo com a sociedade a respeito.
O Dr. Bruno Reis de Figueiredo, destacou que o país está passando por um momento de reflexão e é preciso analisar as questões propostas como a PEC da Reforma Sindical e o fim da justiça do trabalho e suas consequências.
A secretária-geral da comissão, Adriana Mendonça, apresentou o projeto, que leva o nome do evento, em que a comissão visa ampliar suas atividades, por meio de palestras e workshops e caravanas sindicais pelo estado.
A juíza titular da 3ª vara de Juiz de Fora, Martha Halfeld, apresentou um novo papel que os advogados podem desempenhar em relação ao atual momento sindical e dos princípios da liberdade sindical aplicáveis, e também da prática cotidiana.
A consultora trabalhista e coordenadora-geral da OAB/MG nos comitês gestores para o PJE nos Tribunais, Andrea Vasconcelos, abordou a figura do representante sindical. “Ele é o responsável pela interlocução entre empresa e trabalhadores, e em meio a tantas reformas no direito do trabalho, a Constituição prevê essa possibilidade, para que viabilize e facilite a negociação das condições do trabalho”.
Já o juiz titular da 45ª Vara do Trabalho da capital, Antônio Gomes de Vasconcelos, fez uma avaliação do sindicalismo hoje, no contexto internacional macroeconômico e o que significa para o sindicalismo brasileiro, além de alternativas possíveis para a renovação da ação sindical.
https://www.oabmg.org.br/Noticias/Index/9799/OAB_Minas_realiza_evento_sobre_Direito_Sindical